Ontem, 10 de março de 2013, aos 78 anos, o crítico e historiador de arquitetura, Roberto Segre, foi atingido por uma motocicleta durante sua caminhada matinal pelas ruas de Niterói. Um grande arquiteto, crítico e historiador da arquitetura latino-americana com mais de 30 livros e vários ensaios publicados.
Mais informações abaixo.
Depois de ser atingido, Segre foi levado para o hospital ainda vivo, mas não sobreviveu aos graves ferimentos causados pelo acidente.
Um pouco de sua vida.
Roberto Segre nasceu em Milão em 1934. Graduou-se em arquitetura na Escola de Arquitetura e Planejamento Urbano da Universidade de Buenos Aires em 1960. Depois de uma viagem à Europa, em 1963, começou a ensinar história da arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Havana, Cuba, onde viveu por 30 anos, em seguida,radicou-se no Rio de Janeiro.
Em 1994 Segre começou sua carreira como pesquisador e professor em cursos de pós-graduação de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FAU-UFRJ. Em 2007, ele recebeu o título de doutor honoris causa do Instituto Politécnico de Havana, Cuba.
Segre era um autor prolífico, com uma extensa produção de livros de extrema importância que são fundamentais para a historiografia da arquitetura na América Latina. Recebeu inúmeros prêmios e seus artigos foram publicados em muitos países.
Foi assesor da UNESCO e, para esta instituição, teve a responsabilidade de organizar o livro "América Latina en su Arquitectura" (1975). Em 1985 obteve a bolsa Guggenheim de Nova York para estudar a arquitetura antilhana, e elaborou o livro "Arquitectura Antillana del Siglo XX" (2004). Publicou mais de 35 livros e 400 ensaios sobre arquitetura e urbanismo da América Latina e Caribe.
Nos últimos 15 anos, Roberto Segre dedicou-se a uma intensa investigação sobre a história do Ministério da Educação e Saúde, atual Palácio Capanema, no Rio de Janeiro.
Entre os livros mais destacados de Segre, estão: América Latina fim de milênio, raízes e perspectivas de sua arquitetura. São Paulo, Nobel, 1991; Architettura e Territorio nell'America Latina. Milão, Electa, 1982 (com Rafael López Rangel); Arquitectura Antillana del Siglo XX. Bogotá, Universidad Nacional de Colombia/Editorial de Arte y Literatura, 2003; Arquitetura e Urbanismo da Revolução Cubana. São Paulo, Nobel, 1986; Brasil – jovens arquitetos; Rio de Janeiro: Editora Viana & Mosley, 2004; Casas brasileiras. Brazilian houses. Rio de Janeiro, Viana & Mosley, 2006.
Lamentamos imensamente a perda do grande Roberto Segre.